Foto de Obama em trajes tribais causa polêmica

Uma fotografia que circula pela internet e mostra o senador democrata Barack Obama vestindo trajes tradicionais no Quênia em 2006 está causando polêmica sobre o que constitui jogo sujo na campanha presidencial americana. A foto mostra Obama vestindo um turbante e um robe branco presenteados a ele por anciões de uma tribo em Wajir, no nordeste do Quênia. Obama tem descendência queniana e sua visita ao país em 2006 atraiu milhares de curiosos.

O site de fofocas e notícias The Drudge Report publicou hoje a imagem e afirmou que ela está sendo divulgada pelo comitê da senadora democrata Hillary Clinton e citou como fonte um e-mail de um assessor de campanha não identificado. David Plouffe, diretor da campanha de Obama, imediatamente acusou o comitê de Hillary de ter cometido um dos atos "mais ofensivos e vergonhosos observados entre todos os partidos nessas eleições".

Susan Rice, assessora de política externa de Obama, qualificou a distribuição da fotografia como "facciosa" e disse que ela sugere que "os costumes e as culturas de outros povos do mundo são dignos de ridicularização ou condenação". Os organizadores da campanha de Hillary não se pronunciaram sobre a distribuição da imagem, mas a diretora de campanha da senadora, Maggie Williams, comentou que a reação do comitê de Obama estava inflamando paixões e distraindo os eleitores.

"Vergonha"

"Basta", diz Williams por meio de um comunicado. "Se a campanha de Barack Obama quer sugerir que uma fotografia dele vestindo trajes somalis tradicionais é facciosa, eles devem estar com vergonha", prosseguiu. "Hillary Clinton vestiu roupas tradicionais de países que visitou e essas fotos foram amplamente divulgadas. Isso não passa de uma óbvia e transparente tentativa de distrair o eleitorado das questões sérias confrontadas hoje por nosso país e de uma tentativa de criar as divisões que eles dizem repudiar", declarou.

Em dezembro último, dois voluntários da campanha de Hillary renunciaram depois de terem passado adiante um e-mail falso pela internet dizendo que Obama era um muçulmano que possivelmente tentaria destruir os Estados Unidos. Obama é evangélico e afirma que nunca foi muçulmano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo