Pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas numa série de deslizamentos e desmoronamentos de casas, causada por fortes chuvas, em áreas remotas do nordeste da Índia, um representante do governo disse neste sábado (14).

continua após a publicidade

Os 14 corpos foram recuperados por equipes de resgate após dois dias de chuvas torrenciais que atingiram áreas ao redor de Itanagar, capital do estado de Arunachal Pradesh.

Os deslizamentos isolaram a região e o fornecimento de energia e água foi cortado.

"A situação é grave, mas as chuvas pararam e nosso trabalho de resgate está a todo vapor," disse Bidol Tayeng, porta-voz do governo.

continua após a publicidade

No estado vizinho de Assam, as chuvas inundaram 120 vilarejos e levaram mais de 40 mil pessoas a abandonarem suas casas. Não há, no entanto, relatos de mortes na região.

As chuvas de monção normalmente atingem a Índia entre junho e setembro. Elas são fundamentais para produtores rurais, cujas plantações alimentam milhões na Índia, mas causam também destruição generalizada pelo país. Todos os anos, milhares de indianos são mortos, por cheias, desmoronamentos e outros incidentes relacionados a chuvas.

continua após a publicidade