Fórmula da educação é mais simples do que se pensa: amor

José Mendo Mizael de Souza é coordenador da Escola de Pais do Brasil. Há 37 anos ele ajuda pais e mães na difícil tarefa de achar qual a melhor maneira de educar os filhos. Na semana passada, ele participou, em Curitiba, de um encontro que reuniu pais e filhos.

Souza afirma que a fórmula da educação ideal é mais simples do que se pensa. "Trata-se de amor. Os pais precisam saber que a principal missão deles é dar amor aos filhos, porque este valor, este sentimento, é um dos únicos que se obtêm na idade mais tenra e diretamente dos pais. Se a criança não cresce com este sentimento, terá grande dificuldades de adquiri-lo no futuro", afirma o especialista.

Para Souza, todos os problemas enfrentados pelos filhos na medida em que crescem têm a raiz justamente na falta de afeto. Ele exemplifica que adolescentes que se envolvem com a criminalidade, por exemplo, não aprenderam a amar e não foram suficientemente amados. "Se esta criança não aprendeu em casa que ela tem valor, não é amada por quem está ao seu redor, provavelmente terá grande dificuldade de ver o outro como alguém de valor", afirma.

Na opinião de Souza, falta aos pais uma clareza de perceber qual é o papel deles, na criação dos filhos no século XXI. A maior parte segue o exemplo que teve em casa quando este foi positivo. Há ainda aqueles que aplicam as regras completamente ao contrário das que tiveram de seguir quando eram crianças, na tentativa de não cometer os mesmos erros com os próprios filhos. "Se formos pensar que nossos pais já copiaram o modelo adotado pelos pais deles, é possível perceber que os pais de hoje estão, no mínimo, com 60 anos de defasagem nas técnicas e métodos para a educação dos filhos."

A Escola de Pais do Brasil é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que procura contribuir com os pais na educação de seus filhos. São mais de 120 sedes da escola em todo o País. Durante as reuniões e debates organizados pela e

scola, os pais trocam vivências e obtêm informações de como cumprir seus papéis da melhor forma possível.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo