Forças de segurança sírias abriram fogo contra milhares de manifestantes contrários ao governo nesta terça-feira, matando pelo menos sete pessoas, dentre elas um adolescente de 13 anos, enquanto fiéis se encaminhavam para as mesquitas para orações pelo fim do mês sagrado do Ramadã.
Os ataques aconteceram na província de Deraa, sul do país, em Homs, região central, e em Damasco e seus subúrbios após as orações que marcaram o início do feriado de três dias do Eid al-Fitr, celebrado logo após o Ramadã.
“Eles não podem atirar e matar o quanto quiserem. Não vamos parar de pedir a mudança do regime”, disse um ativista em Deraa à Associated Press pelo telefone, pedindo anonimato por medo de represálias.
Vídeos amadores postados na internet por ativistas mostram manifestante pedindo a queda do regime e até mesmo a execução do presidente Bashar Assad, um sinal do quanto o descontentamento contra Assad tem crescido tanto em tamanho quanto em intensidade nos últimos cinco meses. As informações são da Associated Press.