Forças iraquianas apoiadas pelos Estados Unidos invadiram um bairro pobre no centro de Bagdá neste domingo (29), desarmando guerrilheiros sunitas aliados do governo que se rebelaram após a prisão de seu líder.
No sábado, tropas iraquianas prenderam o líder do Awakening Council (Conselho do Despertar) de Fadhil por suposta atividade terrorista e por supostamente liderar um grupo armado leal ao partido do ex-ditador Saddam Hussein. A prisão deu início a combates violentos entre forças iraquianas e membros do conselho, deixando quatro mortos e 15 feridos.
Um membro do Awakening Council de Fadhil disse que a resistência havia cessado pela segurança dos moradores. O confronto pode se tornar potencialmente explosivo se levar a uma divisão entre o governo xiita e os Awakening Councils. Os conselhos, também conhecidos como Filhos do Iraque, são voluntários de segurança xiitas que romperam com a Al-Qaeda e juntaram forças com os norte-americanos para vigiar suas vizinhanças contra extremistas.
Líderes políticos xiitas nunca confiaram totalmente nos conselhos, já que muitos de seus membros são ex-insurgentes. Há temores de que eles se tornem insurgentes novamente caso sintam-se ameaçados pelo governo liderado pelos xiitas.
Isso poderia abalar os esforços dos Estados Unidos de estabilizar Bagdá antes que os soldados norte-americanos deixem as cidades iraquianas, até o final de junho. As informações são da Associated Press.