As tropas do novo regime líbio tomaram as últimas posições de partidários de Muamar Kadafi na cidade onde o ex-líder nasceu, Sirta. Com isso, acabaram com o maior foco de resistência de partidários de Kadafi, dois meses após as novas forças tomarem a capital do Líbia, Trípoli.
Repórteres no local acompanharam a última investida em Sirta. Pouco antes da ação, cinco carros cheios de partidários de Kadafi tentaram deixar a área, mas foram atacados, em uma ação que deixou 20 membros das forças do antigo regime mortos.
“Nossas forças controlam o último bairro de Sirta”, afirmou Hassan Draoua, membro do Conselho Nacional de Transição (CNT) em Trípoli. “A cidade foi liberada.”
Mais cedo, um comandante havia anunciado o fim iminente da ação. “Este é o último dia de confronto”, afirmou o coronel Hussein Abdel Salam, da Brigada Misurata. Abdel Salam disse que as tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) estavam realizando uma operação no bairro residencial Número Dois da cidade, último reduto de partidários de Kadafi em toda a Líbia, segundo ele. Um correspondente da France Presse ouviu disparos esporádicos no bairro durante a manhã. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.