As forças especiais iraquianas decidiram fazer uma pausa temporária em sua ofensiva em Mossul, devido ao mau tempo. O brigadeiro Haider Fadhil disse que as nuvens sobre a cidade obscureciam a visibilidade para os drones e as aeronaves. Segundo o militar, as tropas fazem a segurança de áreas já tomadas com postos de controle e em busca de explosivos.

continua após a publicidade

Houve duros confrontos na quarta-feira no bairro de Tahrir, onde um suicida atacou um tanque do Exército iraquiano. As forças locais lançaram a operação para retomar Mossul há quase um mês, mas avançaram apenas em alguns poucos distritos do leste da cidade. As tropas têm enfrentado dura resistência, com atiradores de elite, disparo de morteiros e suicidas.

continua após a publicidade

As forças especiais do Iraque ainda informaram que militantes do Estado Islâmico lançaram morteiros em bairros controlados pelo governo no leste de Mossul, matando pelo menos sete civis. Médico do Exército, Bashir Jabar disse que o grupo extremista atacou o bairro de Tahrir em Mosul e também áreas próximas, o que forçou os civis a fugirem para campos que abrigam famílias refugiadas.

continua após a publicidade

Jabbar afirmou que havia duas crianças entre os mortos e que 35 pessoas se feriram, entre elas 18 crianças. Fonte: Associated Press.