Forças de Kadafi tentam retomar áreas perto de Trípoli

Após perder o controle de grandes cidades e vilarejos a oeste e sudoeste de Trípoli, capital da Líbia, a ditadura de Muamar Kadafi iniciou ontem uma ofensiva com militares e mercenários. O objetivo é tentar reconquistar redutos insurgentes na região do país onde o controle dos rebeldes ainda não é total.

O contra-ataque começou a se desenhar ainda na noite de domingo, quando tropas leais ao regime consolidaram o sítio à cidade de Al-Zawayah, dominada pelos rebeldes. Ontem, em Az-Zinden, Nalut e Dehiba as forças armadas reforçaram suas posições para enfrentar os insurgentes.

A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo – que na edição de hoje não revela sua posição exata por razões de segurança – testemunhou um dos confrontos no deserto a sudoeste de Trípoli, onde um comboio de cerca de 20 veículos militares foi expulso da região por rebeldes.

Além de repelir as tropas oficiais, os rebeldes apreenderam suprimentos e fizeram 12 prisões, de supostos mercenários procedentes de Mali. Nenhum deles estava ferido e todos foram levados para a cidade de Az-Zinden.

Em cidades vizinhas, entretanto, a sorte dos insurgentes ainda está em jogo. Em Al-Zawayah, cidade dominada no domingo e ponto estratégico para os rebeldes por estar situada a pouco mais de 30 km de Trípoli, o cerco militar consolidou-se ontem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo