Forças leais ao governante Muamar Kadafi retomaram o controle da importante cidade de Misurata, uma das últimas controladas pelos rebeldes, informou hoje uma emissora de televisão estatal, a Allibya. Segundo rebeldes, porém, a cidade permanece sob controle das forças de oposição a Kadafi.
De acordo com a rede de TV, as forças oficiais estavam “purgando” (tornando pura) a Líbia dos insurgentes. Rebeldes líbios afirmaram que as forças de Kadafi mataram 18 pessoas ontem na cidade, no noroeste do país, mas negam que a cidade esteja sob controle das forças do governo.
“As Forças Armadas estão no controle da cidade de Misurata. Elas estão agora purgando-a de gangues terroristas”, afirmou a TV. Falando ontem à televisão estatal, Kadafi prometeu que suas forças iriam capturar Misurata, terceira maior cidade do país, localizada 200 quilômetros a leste de Trípoli. Segundo ele, esta seria “uma batalha decisiva”.
Misurata tornou-se uma cidade controlada por rebeldes há dez dias, após o início do levante contra o regime de Kadafi no país, em 15 de fevereiro. Houve alguns confrontos esporádicos na cidade entre os dois lados desde então. Na semana passada, houve ataques das forças de Kadafi em Misurata, que deixaram pelo menos 21 mortos, incluindo uma criança. Dezenas de pessoas foram feridas nos confrontos e em ataques aéreos, segundo médicos. As informações são da Dow Jones.