As forças de Muamar Kadafi atacaram hoje posições rebeldes na importante cidade portuária petrolífera de Ras Lanuf, forçando os oposicionistas a fugir em meio a uma saraivada de foguetes, informaram repórteres da France Presse. Foguetes explodiram perto de uma mesquita e médicos se apressaram para esvaziar um hospital, enquanto partidários de Kadafi pareciam retomar a iniciativa no campo de batalha.

continua após a publicidade

A cidade havia sido capturada pelos rebeldes na última sexta-feira. “Nós fomos derrotados. Eles estão disparando e nós estamos fugindo. Isso significa que eles estão tomando Ras Lanuf”, disse um combatente rebelde que se identificou como Osama. O médico Mahmud Zubi confirmou que o hospital foi esvaziado. Segundo ele, um homem foi morto na parte de fora do hospital. “A explosão o matou”.

Um rebelde ainda jovem, Mahmoud Ibrahim, pediu que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, intervenham na crise líbia. “Onde está Obama? Onde está Cameron? Diga para Obama nos ajudar”, reclamou.

Jaber, um motorista de ambulância estacionado em uma rodovia a oeste de Ras Lanuf, disse que os disparos estavam tão intensos que era impossível recolher os feridos. Segundo ele, as forças de Kadafi impedem até que as ambulâncias cheguem à cidade. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade