Forças lideradas pelos Estados Unidos mataram pelo menos 36 supostos insurgentes em uma série de combates e ataques aéreos nesta sexta-feira (15) no sul do Afeganistão, segundo informou o comando dos EUA, por meio de comunicado. Um ataque de militantes contra tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), também deixou hoje dois soldados mortos. A Otan não divulgou os nomes e nacionalidades dos soldados mortos.
Grupos de militantes islâmicos começaram a lançar ataques na quarta-feira contra uma patrulha de reconhecimento da coalizão no sul afegão, usando propulsores de foguetes, metralhadoras e armas leves, informou o comunicado do comando norte-americano. As tropas da Otan “responderam ao fogo, com apoio aéreo,” destruindo vários veículos dos insurgentes e matando mais de três dezenas. O capitão Christian Patterson, porta-voz da operação da Otan, disse que os combates continuam.
O sul do Afeganistão é o centro de uma insurgência de seis anos do grupo fundamentalista Taleban, que ganha força em direção ao leste. Pelo menos 93 soldados americanos foram mortos no Afeganistão em 2008, um número que deverá tornar este ano o mais mortífero desde a invasão de 2001.