O acordo da Grécia com seus credores, fechado hoje em Luxemburgo, teve foco especial em garantir a capacidade de crescimento sustentável à economia grega e como reativá-lo, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, (FMI), Christine Lagarde. Ela acompanhou as reuniões e informou que o FMI seguirá acompanhando a resolução da dívida grega.

continua após a publicidade

“Indícios de superávit primário foram uma importante novidade nas últimas semanas e aumentaram a sensação de segurança para o avanço do acordo”, explicou.

continua após a publicidade

Agora, o FMI fará análises de sustentabilidade da dívida no início e no fim do programa, que liberará 8,5 bilhões de euros à Grécia e posterga uma decisão final sobre o alívio das dívidas do país até agosto do próximo ano.

continua após a publicidade

“Vamos ter de calibrar como o débito será estruturado após o programa. Os credores estão preparados para reestruturar a dívida grega se for necessário, mas mais pontos precisam ser definidos antes disso”, disse Lagarde, afirmando que os credores querem ter certeza de que o acordo celebrado hoje será bem-sucedido, antes de iniciar a reestruturação.