Uma autoridade militar iemenita informou que o filho do ex-presidente do país, Ali Abdullah Saleh, lidera uma repressão dentro da poderosa Guarda Republicana, que é comandada por ele, a fim de extirpar os oficiais rebeldes.

continua após a publicidade

Segundo a fonte, o filho de Saleh, Ahmed, já efetuou dezenas de prisões até agora. A autoridade revelou ainda que a repressão busca impedir que os oficiais se juntem aos protestos que tomaram conta do Iêmen.

De acordo com ele, Ahmed alertou em uma reunião da Guarda Republicana nesta semana contra a “cópia” das greves trabalhistas que se alastram pelo país. A autoridade falou na condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.

Centenas de homens em uniformes militares marcharam neste sábado na cidade de Taiz, pedindo o julgamento de importantes comandantes pelas mortes de manifestantes desarmados na onda de protestos que começou há mais de 10 meses.

continua após a publicidade

Saleh, que ficou no poder durante 33 anos, assinou em novembro um acordo que lhe garantiu imunidade judicial, em troca da renúncia. Ele transferiu os poderes para o vice-presidente iemenita, Abdu Rabu Mansour Hadi. As informações são da Associated Press.