Filho de Ingrid diz que mãe precisa urgente de transfusão

Lorenzo Delloye, filho da franco-colombiana Ingrid Betancourt, disse que sua mãe precisa de uma transfusão de sangue e de tratamento médico com urgência. Ingrid é refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há mais de seis anos. Em entrevista concedida em Paris, onde vive, Delloye afirmou que sua mãe sofre de hepatite B e tem uma doença de pele. "Caso ela não receba transfusão nas próximas horas, pode morrer", disse ele. "Já não há tempo. Ou libertamos minha mãe e os outros reféns ou os perderemos, e isso é questão de horas", afirmou.

Segundo ele, a saúde de Ingrid piorou após uma greve de fome realizada por ela desde fevereiro. O filho acredita que a mãe "prosseguirá até o final" na iniciativa. Delloye reconheceu os esforços do presidente Nicolas Sarkozy, que anunciou ontem o envio, pela França, de uma missão humanitária à Colômbia. A equipe buscará chegar até Ingrid, ex-candidata presidencial e que também possui cidadania francesa.

A missão tem como objetivo primordial dar cuidados médicos urgentes. Um outro objetivo seria tratar da libertação de Ingrid segundo Delloye. Ele também afirmou esperar que a missão resulte na libertação de outros reféns doentes.

As autoridades francesas mantêm uma postura discreta em relação à missão. O escritório de Sarkozy se nega a revelar detalhes da composição do grupo, ou sobre quando este partiria para o território colombiano.

O ministro de Relações Exteriores, Bernard Kouchner, afirmou que a missão partirá "quanto antes possível". "Fizemos todo o humanamente possível, agora devemos esperar que nossos enviados especiais e o médico estejam lá", disse.

Delloye afirmou que suas informações sobre a saúde de sua mãe, seqüestrada em fevereiro de 2002, vinham de um ex-refém das Farc Luciano Pérez. Também disse que Pérez ficou boa parte de seu cativeiro em companhia de Ingrid, mas não deu detalhes, como a data do último contato entre os dois.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo