O ex-presidente cubano Fidel Castro disse que se dedica diariamente a analisar os problemas internacionais, e valorizou os esforços de seu irmão, o presidente Raúl Castro, na produtividade do trabalho e no aumento da produção agrícola.
Fidel fez esses comentários a He Guoquian, membro do Comitê Permanente do Birô Político e secretário da Comissão Central do Partido Comunista da China, com quem se reuniu durante duas horas, informou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
"Fidel valorizou os esforços da direção da Revolução e particularmente do companheiro Raúl nos temas da unidade, da produtividade do trabalho, os aumentos da produção agrícola e a economia, que são de grande importância", diz o comunicado.
"O que eu faço? Coopero reunindo notícias e dados, e fazendo análises sobre os mais agudos problemas internacionais, que entrego à Direção do partido e do Estado. Disponho de tempo para reunir grande quantidade de informação, e a isso dedico quase todas as horas do dia", disse Fidel ao visitante.
He Guoquian convidou Fidel Castro aos Jogos Olímpicos de Beijing, "se sua saúde o permitir", e o ex-presidente cubano "expressou sua confiança de que a China organizará jogos brilhantes". Os dois dirigentes trocaram opiniões sobre "as relações bilaterais, as provocações ocidentais no Tibete, a situação em Taiwan, a manipulação grosseira do tema dos direitos humanos contra o socialismo, a crise dos alimentos e a sociedade da informação", entre outros temas.