Festival de Cinema Argentino começa com Documentário Brasileiro

O documentário "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho, abrirá o Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici), que completa dez anos. O evento promete continuar um espaço "agitador de idéias e debates", disse seu novo diretor, Sergio Wolf.

Entre os dias 8 e 20 de abril, 427 filmes, de mais de 50 países, serão exibidos na capital argentina. Durante a apresentação do Bafici, no Centro Cultural Recoleta, Wolf, que assumiu o cargo em 28 de dezembro, após a renúncia de Fernando Peña, informou que a programação deste ano aposta na continuidade da linha artística do festival.
"O desafio e uma programação que marquem a continuidade deste espaço de resistência e produção cultural são o antídoto frente à turbulências e os rumores", disse.

O crítico e cineasta, que foi responsável pela programação das três últimas edições do festival, referiu-se desse modo ao cenário de dezembro do ano, quando a saída de seu antecessor e a mudança do governo municipal de Buenos Aires puseram em dúvida a continuidade do festival. O episódio pôs em relevo a necessidade de autonomia do festival, permitindo sua continuidade para além dos governos de turno. Wolf disse hoje que está trabalhando na elaboração de um projeto para criação de uma autarquia.

Este ano, nove filmes, quase todos pré-estréias mundiais, integrarão a competição oficial. Há obras da Argentina, Chile, México, Espanha, Canadá, Taiwan, Tailândia, França, Grécia e Estados Unidos, que concorrerão aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor. Como nas edições anteriores, o voto popular determinará o Prêmio do Público, destinado a filmes que participam da Competição Internacional e Argentina.
O ciclo "A Terra Treme" agrupa trabalhos relacionados a conflitos, lutas e questões ambientais. "Trajetórias" exibirá as últimas obras de diretores consagrados, como Abel Ferrara e Werner Herzog. Em "Música", destacam-se "Patti Smith: Dream of Life", premiado no Festival Sundance, e "Tom Petty and the Heartbreakers: Runnin’ Down a Dream", que narra três décadas de história da banda norte-americana.

Uma das grandes novidades deste ano é que os organizadores criaram um mecanismo para que os filmes continuem a ser exibidos depois de terminado o festival. Produtores e distribuidores trabalham para viabilizar salas e mostras destinadas aos que não puderam acompanhar o Bafici. Outra novidade é o aumento da quantidade de salas destinadas: serão nove este ano.
A abertura do festival acontecerá no Teatro 25 de Maio, ícone dos anos 20 reinaugurado como Centro Cultural.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo