Uma festa de gala beneficente estabeleceu uma curta trégua entre os candidatos à Presidência dos EUA Barack Obama e Mitt Romney na noite de hoje.
A 19 dias da eleição, o republicano e o democrata se encontraram no salão de baile do hotel Waldorf Astoria, no coração de Manhattan para o tradicional jantar organizado pela Arquidiocese Católica de Nova York em benefício das crianças carentes.
Ao longo do dia, no entanto, Obama fez diversos ataques ao rival. “Na terça-feira (dia do último debate), o [ex-]governador Romney tratou de vender para nós seu plano de redução de impostos de US$ 5 trilhões que favorece os ricos”, disse o presidente, em New Hampshire, num discurso para um cerca de 6.000 pessoas.
“Em lugar de nos dizer como vai financiar [esses cortes], ele prometeu que fará isso depois das eleições. Deixe-me lhes dizer um segredo: quando um político diz para esperar depois das eleições, não é porque seu plano seja excelente”, acrescentou.
Um porta-voz de Romney rejeitou as críticas. “Hoje o presidente Obama só oferece aos eleitores do Estado de Granito (apelido de New Hampshire) mais ataques enganadores para desviar a atenção da sua atuação fracassada, dos seus gastos imprudentes e da sua incapacidade de apresentar uma visão discernível para levar nosso país adiante”, disse Ryan Williams.
Romney e Obama fazem na segunda-feira seu terceiro e último debate, na Flórida, abordando exclusivamente política externa.