Dois helicópteros venezuelanos com identificações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha deixarão a Venezuela hoje para resgatar na selva colombiana quatro reféns que estão há mais de seis anos em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

continua após a publicidade

As aeronaves seguirão para a cidade colombiana de San Jose del Guaviare, no sul do país, de onde partirão para a missão, segundo confirmou a chefe de operações da Cruz Vermelha na Colômbia, Barbara Hintermann. Está previsto que a equipe de resgate permaneça no local da entrega dos reféns por pelo menos duas horas, para garantir a retirada dos guerrilheiros.

Segundo o jornal colombiano El Tiempo, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, comanda a operação de resgate dos ex-congressistas Gloria Polanco, Orlando Beltrán, Luis Eladio Pérez e Jorge Eduardo Géchem. Somente o líder venezuelano e seu ministro do Interior, Ramón Rodríguez Chacín, sabem das coordenadas para o local da entrega dos seqüestrados.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, autorizou a operação liderada pela Venezuela para libertar os seqüestrados. Uribe disse que seu governo "vai colaborar, como sempre fez" para a entrega de reféns. "Confirmo a total disposição da Colômbia para facilitar essa missão humanitária, com a discrição que o caso merece", disse o chanceler colombiano, Fernando Araújo, em mensagem ao colega venezuelano, Nicolás Maduro.

continua após a publicidade