A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregará às autoridades venezuelanas as coordenadas do lugar onde serão libertados quatro ex-congressistas colombianos que mantêm no cativeiro, declarou nesta segunda-feira (25) o ministro do Interior da Venezuela, Ramón Rodríguez Chacín. "Já temos com precisão o lugar onde se encontram os quatro reféns em poder das Farc," para serem entregues ao governo venezuelano, disse Chacín.
As Farc se ofereceram para libertar os ex-congressistas Gloria Polanco de Lozada, Orlando Beltrán Cuéllar, Luis Eládio Pérez e Jorge Eduardo Gechem, que estão sob seu poder há quase seis anos. Chacín disse que o resgate ocorrerá a partir do momento que o governo da Colômbia autorizar a operação. "Estaremos prontos para sair na primeira hora da quarta-feira," disse o ministro.
O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou ter conversado com seu congênere colombiano, Fernando Araújo, sobre a operação, que deverá ser coordenada com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Na semana passada, o ministro da defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que as forças armadas colombianas sabem onde estão os quatro reféns. Chacín disse que as Farc avisarão quando estiverem prontas para entregar os reféns.