As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciaram nesta sexta-feira um cessar-fogo conjunto unilateral de 20 a 28 de maio, em coincidência com as eleições gerais no país.

continua após a publicidade

Em um comunicado conjunto enviado à imprensa, Timoleón Jiménez, chefe das Farc, e por Nicolás Rodríguez, do ELN, informaram que “ordenamos a todas as nossas unidades a paralisação de qualquer ação militar ofensiva contra as forças armadas do Estado ou a infraestrutura econômica a partir de meia-noite de terça-feira até a meia-noite de 28 de maio.”

O informe também foi lido durante o ingresso dos guerrilheiros das Farc e representantes do governo colombianos a uma nova jornada de diálogo pela paz que mantém em Cuba e que busca desmantelar o conflito armado que já dura cinco décadas.

Os negociados do governo entraram poucos minutos após no auditório onde foi lido o comunicado – no Palácio das Convenções de Havana – porém não fizeram comentários.

continua após a publicidade

No comunicado, os rebeldes destacaram, porém, que “a insurgência não crê no regime eleitoral cubano, mas que consideram que um clamor nacional tão forte merecia ser atendido”.

As Farc e a ELN anunciaram o cessar-fogo quando faltam nove dias para as eleições presidenciais na Colômbia, na qual o atual presidente, Juan Manuel Santos, aspira a um segundo mandato.

continua após a publicidade

Os rebeldes das Farc e o governo negociam um acordo de paz desde o final de 2012 primeiramente na Noruega e depois em Cuba. Ambos os países, junto da Venezuela e do Chile, são facilitadores do processo. Espera-se também que a ELN entre em um processo similar.

Este é o terceiro cessar-fogo unilateral anunciado pelas Farc, que insistem na necessidade de que o governo se comprometa também com uma trégua bilateral. Fonte: Associated Press.