Conflito

Falta de comida atinge 80% em Gaza, denuncia ONU

A ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza deixou a maioria dos 1,5 milhão de habitantes com problemas para se alimentarem e a falta de segurança está atrapalhando os esforços para a distribuição de ajuda, disse nesta sexta-feira (9) Nancy Ronan, porta-voz do Programa Mundial de Alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ataques israelenses, que já mataram pelo menos 785 palestinos, fizeram com que pelo menos 80% da população tenha se tornado dependente de alimentos doados, disse Ronan. “A necessidade por comida é horrível.”

Desde o início dos conflitos, a ajuda humanitária chega a Gaza por Rafah, fronteira egípcia com a Faixa de Gaza. “Oitenta por centro da população passa por necessidades. Neste momento, talvez o porcentual seja maior”, disse ela à agência France Presse em Rafah. “Nós temos comida em Gaza, mas agora temos um problema de distribuição por causa da situação de segurança”.

A agência de refugiados da ONU e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha disseram que iriam suspender ou restringir temporariamente suas operações no território por causa dos ataques israelenses. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna