Falhas humanas e mecânicas causaram queda de avião na Indonésia

Um piloto indonésio gritou "Pare! Pare!", segundos antes da aeronave comandada por ele e um colega cair no mar no ano passado. O acidente matou todas as 102 pessoas a bordo. Segundo a investigação divulgada nesta terça-feira, os culpados da tragédia foram erros dos próprios pilotos e problemas no sistema de navegação.

"Isso é realmente ruim. Está começando a voar como um navio de bambu", disse um dos dois pilotos antes de o Boeing 737 cair, de acordo com comentários registrados no gravador de voz instalado no cockpit. "Isso é loucura!"

Na semana passada, o governo revogou a licença da Adam Air, empresa de vôos de baixo custo, por causa das condições precárias de segurança oferecidas pela companhia.

O Comitê de Segurança do Transporte Nacional informou que 154 defeitos no sistema de navegação do avião foram encontrados nos meses anteriores à queda, no dia 1º de janeiro de 2007, no mar da Indonésia. Os problemas apontados não haviam sido resolvidos até o acidente.

Vários dias se passaram até pescadores e membros da Marinha descobrirem restos da aeronave flutuando no oceano. Posteriormente, foi recolhido material contendo os registros do vôo.

Inicialmente, os pilotos tiveram um problema com o sistema de navegação, mas ficaram despreocupados, até mesmo fazendo piadas 20 minutos antes da queda. Enquanto tentavam resolver o problema, o piloto automático da aeronave desengatou, fazendo com que ela virasse para a direita.

Os pilotos aparentemente não sabiam que agora eles é que estavam no comando e ignoraram "vários alertas iniciais, advertências e mudanças" que ocorreram nos controles de bordo. Eles aparentemente não tinham treinamento adequado para lidar com esse tipo de situação.

A Adam Air foi uma das várias empresas aéreas surgidas na Indonésia após o país desregulamentar sua indústria de aviação, nos anos 1990. Segundo especialistas, o país sofre com a falta de treinamento dos profissionais, problemas regulatórios e de infra-estrutura em solo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo