Um usuário do Facebook nos Estados Unidos descobriu uma falha de segurança no aplicativo para Iphones da rede social Facebook. Em sua conta no Twitter, o web designer Joshua Maddux gravou um vídeo em que mostra que quando o app é aberto nos aparelhos, a câmera dos celulares da marca liga de maneira automática.
“Achei um problema de privacidade e segurança no Facebook. Quando o aplicativo é aberto ele usa ativamente a câmera. Achei um bug que te deixa ver a câmera atrás de seu feed. Note a imagem apontada para o carpete”, diz Maddux em seu post, mostrando o vídeo gravado pelo seu aparelho.
Found a @facebook #security & #privacy issue. When the app is open it actively uses the camera. I found a bug in the app that lets you see the camera open behind your feed. Note that I had the camera pointed at the carpet. pic.twitter.com/B8b9oE1nbl
— Joshua Maddux (@JoshuaMaddux) November 10, 2019
Segundo informações do blog da jornalista Madeleine Lacsko, da Gazeta do Povo, o Facebook foi consultado sobre o problema, e admitiu o erro. Conforme a empresa, que pede ‘tranquilidade’ aos usuários, nenhuma foto ou vídeo foi coletada indevidamente, mesmo com as câmeras de todos os Iphones disparando automaticamente ao abrir o aplicativo.
O problema, de acordo com o Facebook, é causado por um bug da última atualização do Facebook para iOS. Uma correção será enviada à Apple para interromper o uso das câmeras de maneira automática. Enquanto isso, a empresa recomenda para o usuário que desabilite o uso da câmera do telefone.
Aprovada em agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados só entra em vigor no Brasil a partir de 2020.
As informações são do blog da jornalista Madeleine Lacsko, da Gazeta do Povo.
Em entrevista exclusiva, Sérgio Moro fala sobre Lula, STF e o futuro da Lava Jato