FAB pode levar de volta turistas chilenos no Brasil

Segundo o major Márcio Luiz Alves, da Defesa Civil de Santa Catarina, está sendo estudada a possibilidade de contar com o apoio do Ministério das Relações Exteriores para que, por meio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), possa se fazer o transporte dos turistas chilenos até as cidades de seu país menos atingidas pelo terremoto.

Cerca de 2 mil turistas chilenos, que permanecem hospedados em hotéis de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, estão impedidos de voltar para casa por causa do fechamento dos aeroportos danificados pelo terremoto que assolou o país. De acordo com Alves, diversos voos poderão ser necessários. As aeronaves seriam as mesmas que trariam os brasileiros que precisam deixar o Chile.

A maioria dos turistas está com seus pacotes de viagem vencidos junto a pelo menos 15 hotéis da cidade. Suas agências de viagens, a prefeitura da cidade e o governo de Santa Catarina, por meio da Defesa Civil, se comprometeram a garantir, pelo menos as refeições do grupo.

Segundo Alves, muitos turistas estão sem condições de pagar novas diárias de hotéis e de se alimentar. “O poder público vai mantê-los até que a situação se normalize no Chile, até considerando que em um momento oportuno eles possam retornar a Santa Catarina”, afirmou.

O cônsul geral do Chile em Porto Alegre emitiu nota de agradecimento à solidariedade catarinense aos turistas e informou que já entrou em contato com as agências de viagens de seu país. Relatou que elas demonstraram disposição de auxiliar na volta de seus clientes até a cidade argentina de Mendoza, de onde os turistas seguiriam por terra até suas cidades de origem, principalmente Santiago, a capital chilena, e de onde procede a maioria.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo