Autoridades sérvias disseram hoje que pode levar até sete dias para que Ratko Mladic seja extraditado para Haia, na Holanda, sede do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia, onde ele deverá ser julgado.
O porta-voz do governo sérvio, Slobodan Homen, disse que Mladic será entregue às autoridades internacionais de acordo com as leis sérvias que regulam a cooperação com o TPI. Homen disse que primeiro Mladic será interrogado por um juiz, que também vai lhe entregar a acusação. O passo seguinte será o tribunal decidir se há fundamentos suficientes para a extradição, da qual Mladic pode apelar.
Quando o processo de apelação chegar ao fim, o Ministério da Justiça da Sérvia tomará a decisão final sobre se vai mandar o ex-general do Exército para ser julgado, após quase 16 anos foragido. Ele é acusado por genocídio, no episódio da morte de oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica e também por outros crimes de guerra cometidos durante a Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995. As informações são da Associated Press.