Explosão mata cinco pessoas e fere 20 no sul da Rússia

Um explosão atingiu o centro de uma cidade no sul da Rússia nesta quarta-feira, matando cinco pessoas e ferindo pelo menos 20, quando uma multidão reunida no local assistia e participava de um festival de músicas folclóricas da Chechênia, informaram funcionários.

O ataque aconteceu na cidade de Stavropol. O Comitê Investigador da Rússia disse em comunicado num website que a explosão aconteceu perto de um café que servia como centro cultural. Uma famosa companhia de dança da Chechênia deveria se apresentar no local, mas a bomba explodiu quinze minutos antes. Uma investigação de terrorismo foi aberta, informou o comunicado.

Segundo o governo russo, cinco pessoas foram mortas e 20 hospitalizadas com ferimentos. Um porta-voz do Ministério de Emergências disse que três dos mortos eram mulheres. Uma das testemunhas que estava no local disse que o número de mortos seria ainda maior se a bomba explodisse quando a renomada companhia de dança estivesse se apresentando, porque mais pessoas estariam reunidas.

Ataques de extremistas islâmicos são frequentes nas sete províncias russas do norte do Cáucaso, que têm uma população predominantemente muçulmana. Os grupos de defesa dos direitos humanos, contudo, mantém que os atentados são uma vingança contra abusos da polícia, torturas e sequestros feitos pelas forças russas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna