A explosão de um foguete contra uma importante base militar internacional no sul do Afeganistão feriu oito soldados estrangeiros – quatro búlgaros e quatro romenos – informou hoje a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O foguete caiu ontem à noite dentro do aeroporto de Kandahar, disse a lugar-tenente Wendy Wheadon, porta-voz da força internacional.
O ataque aconteceu enquanto o ministro da Defesa da Bulgária, Nikolai Mladenov, visitava os 270 militares búlgaros que fazem a patrulha da zona interna do aeroporto de Kandahar, disse o ministério. Mladenov estava a cerca de 400 metros de onde o foguete caiu e não ficou ferido.
A base foi atingida por foguetes antes, embora raramente com precisão suficiente para ferir pessoas. Wheadon disse que a última vez que um foguete atingiu a parte interna da base foi no início de dezembro, mas que ninguém ficou ferido na ocasião.
Em Bucareste, capital da Romênia, o Ministério da Defesa confirmou que dois de seus soldados ficaram feridos no ataque. Um deles deixou o hospital militar hoje e o outro está em condição estável. Não está claro por que a Romênia e a Otan têm dados conflitantes sobre os feridos.