Uma explosão em uma mina de carvão na Colômbia em que havia cerca de 30 mineiros aparentemente matou seis pessoas, segundo informaram autoridades locais. Angel Rodríguez, um funcionário da cidade da Sardinata, disse ter ouvido vários relatos de empregados próximos da mina confirmando as seis mortes.
Segundo Rodríguez, ainda não foi recolhido nenhum corpo da mina, por isso não é possível confirmar exatamente o número de mortes. A prefeita da Sardinata, Yamile Rangel, disse a uma rádio local que cerca de 30 mineiros estavam dentro da mina quando houve a explosão. Ela avaliou que há poucas chances de alguém ter sobrevivido. Segundo ela, a explosão aparentemente ocorreu pelo acúmulo de gás metano. A mina subterrânea de carvão, que produz apenas para consumo doméstico, teve uma explosão em fevereiro de 2007, quando morreram 32 mineiros. A mina La Preciosa fica no departamento de Norte de Santander, que faz fronteira com a Venezuela.
Em junho passado, 73 mineiros morreram em uma explosão na mina de carvão de San Fernando, localizada no município de Amagá, no departamento de Antioquia. O acidente foi a segunda maior tragédia mineira na Colômbia desde 1977, quando 85 pessoas morreram em outra mina no mesmo município, por causa de uma explosão causada pelo acúmulo de gases. Em novembro do ano passado, pelo menos nove mineiros morreram em dois acidentes em minas de carvão na Cundinamarca, no centro do país. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.