Uma forte explosão em uma mina de carvão na Ucrânia matou uma pessoa e deixou 13 mineiros desaparecidos. O acidente ocorreu no domingo (8) na mina Donbass, quando houve uma explosão provocada por gás metano. Os encarregados do resgate já retiraram 23 pessoas com vida, informou Maryna Nikitina, porta-voz da agência encarregada de monitorar a segurança industrial no país.

continua após a publicidade

A mina estatal Karl Marx – onde outra explosão matou sete pessoas em 1999 – havia sido declarada muito perigosa para se operar. Os mineiros estavam no subsolo realizando trabalhos para melhorar as condições de segurança na área, segundo funcionários. A mina fica na região de Donetsk, 650 quilômetros a sudeste da capital, Kiev. A explosão ocorreu a 500 metros de profundidade, segundo Maryna. Havia 37 pessoas trabalhando no local, a cerca de mil metros de profundidade, no momento do acidente.

A Ucrânia tem algumas das minas mais perigosas do mundo, por causa de equipamentos antigos e padrões de segurança ruins. Desde a queda da União Soviética, em 1991, mais de 4.800 mineiros morreram no país. Segundo funcionários, para cada 1 milhão de toneladas de carvão trazidas à superfície, três mineiros morrem.

continua após a publicidade