Pelo menos cinco pessoas morreram hoje após uma explosão, supostamente causada por uma bomba, num escritório eleitoral na região central da Nigéria, na véspera das eleições parlamentares. A explosão ocorreu na cidade de Suleija, a cerca de 45 quilômetros de Abuja, área onde muitos funcionários públicos que trabalham na capital moram.

continua após a publicidade

“Por enquanto, sabemos que houve cinco mortos”, disse o porta-voz da polícia Olusola Amore. Um porta-voz da agência nacional de gestão de emergências, Yushau Shuaib, disse que suspeita-se que a explosão tenha sido causada por uma bomba. “Há mortos e feridos”, disse ele. “Não posso confirmar os números. Eu sei que no local há pessoas seriamente feridas, mais de dez feridos”.

Um porta-voz da comissão eleitoral confirmou a explosão, mas não pôde fornecer mais detalhes. Na mesma cidade, no mês passado, uma explosão perto do local de um comício do partido governista matou três pessoas e deixou 28 feridas.

Outra explosão aconteceu na noite de ontem no Estado de Kaduna, norte do país, vizinho do Estado de Níger, onde fica Suleija, quando dois homens tentavam transferir um artefato explosivo para outro local.

continua após a publicidade

As eleições anteriores na Nigéria foram marcadas pela fraude e pela violência, mas a introdução de bombas deu uma dimensão mais assustadora ao período eleitoral. O Human Rights Watch (HRW) estimou hoje que mais de 85 pessoas morreram desde novembro em episódios de violência relacionados às primárias partidárias e reuniões eleitorais.

Após dois adiamentos das eleições parlamentares, a votação finalmente será realizada amanhã na maior parte do país. As eleições parlamentares serão seguidas do pleito presidencial, no dia 16, e da escolha de governadores e assembleias estaduais, no dia 26. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade