A explosão de uma bomba ocorrida nesta terça-feira (24) na administração regional de Cidade Sadr, um bairro majoritariamente xiita de Bagdá, provocou a morte de pelo menos dez pessoas, sendo seis iraquianos e quatro americanos, informaram autoridades locais. Soldados americanos detiveram um suspeito no local onde foram detectados vestígios de explosivos, afirmou o comando militar dos Estados Unidos. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, mas o Exército americano atribuiu a explosão a extremistas xiitas.

continua após a publicidade

A bomba foi detonada cerca de meia hora antes do horário previsto para o início da sessão na qual seria o eleito o novo administrador regional de Cidade Sadr, disse uma fonte no governo iraquiano. Sob condição de anonimato, esse funcionário do governo disse que pelo menos três vereadores ficaram feridos na explosão, que ocorreu na sala onde deveria ocorrer a votação.

A administração regional situa-se no setor sul de Cidade Sadr. A área foi controlada por soldados americanos e iraquianos depois de confrontos com milicianos xiitas. Dos quatro americanos mortos, dois eram soldados e os outros dois eram funcionários civis do governo. Um militar americano ficou ferido. Tropas dos EUA isolaram o perímetro da administração regional logo depois do ataque.

continua após a publicidade