Uma explosão em um edifício residencial matou pelo menos cinco pessoas e feriu mais de 50, na cidade argentina de Rosario, distante 297 quilômetros de Buenos Aires. As autoridades ainda buscam vítimas nos escombros e o número de mortos e feridos pode aumentar, segundo nota do governo da cidade. Muitos moradores do edifício, especialmente dos andares superiores, aguardavam resgate dos bombeiros.
As autoridades ainda não determinaram se a explosão foi provocada por um vazamento de gás ou por uma falha no sistema da caldeira. A parte da frente do edifício ficou praticamente destruída. “Há perigo de desmoronamento”, disse o diretor da Guarda Urbana Rosario, Gustavo Franco. As autoridades estão evacuando toda a área adjacente a cinco quadras por risco de desmoronamento.
A companhia Litoral Gas interrompeu o fornecimento do combustível para toda a área afetada, mas ainda não havia conseguido cortar o gás no edifício em chamas há mais de três horas, segundo explicou o porta-voz da empresa, José María González. Os vizinhos afirmaram que antes da explosão havia forte cheiro de gás.
Imagens veiculadas pelas emissoras de TV da Argentina mostram uma vasta área de escombros e restos de vidros quebrados em várias quadras. A onda de choque da explosão afetou 20 quadras, segundo testemunhas entrevistadas. Há ferros retorcidos, paredes derrubadas, fumaça e muitos destroços.