Explosão de bomba deixa seis mortos no Paquistão

A explosão de uma bomba matou hoje um funcionário do governo do Paquistão, Sarbraz Saddiqi, e mais cinco pessoas de sua família na cidade de Kurram, no noroeste do país. O ataque foi direcionado à residência de Saddiqi. Ele, sua esposa e quatro crianças morreram na explosão. A polícia investiga como a bomba foi plantada na casa de Saddiqi e se ela foi detonada com um cronômetro ou com um controle remoto.

Segundo a polícia, o incidente teria sido um ataque em retaliação às operações de combate ao Taleban na região. O governo paquistanês aumentou o número de ataques aéreos em Kurram desde meados de outubro, quando muitos militantes do Taleban refugiaram-se no local após uma ofensiva terrestre lançada pelos militares no Waziristão do Sul. As duas regiões concentram populações tribais e ficam próximas da fronteira do Paquistão com o Afeganistão.

Acredita-se que muitos militantes do Taleban também tenham fugido para o Waziristão do Norte, área dominada por grupos que lançam ataques do território paquistanês contra as forças de coalizão no Afeganistão. Os Estado Unidos pressionam o Paquistão para que o país combata esses grupos, mas Islamabad até o momento concentra seus esforços na contenção de ameaças domésticas.