O Exército do Iraque afirmou nesta quinta-feira que lançou uma ofensiva para retomar a província de Nínive, mas sem dar pistas sobre se prepara um avanço sobre Mossul, controlada pelo Estado Islâmico. Mossul é a capital provincial de Nínive.
As tropas iraquianas “liberaram” quatro vilas que estavam sob o poder do grupo extremista, afirmou um porta-voz militar, Yahya Rasool, à televisão estatal. A retomada das vilas foi a primeira fase da operação Nínive, segundo o Exército, que não deu detalhes sobre o cronograma esperado nessa ofensiva.
As Forças Armadas iraquianas não disseram nada sobre uma eventual tentativa de expulsar o Estado Islâmico de Mossul, controlada pelos extremistas sunitas desde junho de 2014.
As vilas retomadas ficam no distrito rural pouco povoado de Makhmour, 56 quilômetros a sudeste de Mossul, segunda maior cidade iraquiana. A área fica próxima de uma base do Exército iraquiano recentemente estabelecida.
O coronel Steve Warren, porta-voz da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, disse que ainda não é possível realizar uma operação para retomar Mossul. Segundo o porta-voz iraquiano Rasool, a coalizão liderada pelos norte-americanos continua a atacar com aviões na região de Mossul. Fonte: Dow Jones Newswires.