O exército israelense abordou o navio irlandês “Rachel Corrie” no sábado de manhã, sem confronto violento, de acordo com uma porta-voz do exército. “Nossas forças abordaram o navio e tomaram controle dele, sem encontrar resistência por parte da tripulação ou dos passageiros. Tudo aconteceu sem violência,” disse a porta-voz.
A abordagem aconteceu depois que a tripulação do navio recusou-se a responder a quatro chamados para ir ao porto israelense de Ashdod, e em vez disso seguiu em direção à faixa de Gaza.
O “Rachel Corrie” transportava 1,2 mil toneladas de ajuda humanitária e 20 pessoas, entre elas a ganhadora do prêmio Nobel da Paz norte-irlandesa Mairead Maguire e um antigo subsecretário-geral das Nações Unidas, o irlandês Denis Halliday. Os ativistas no navio irlandês já tinham indicado que não responderiam a chamados para mudar o curso, mas que permitiriam que a carga fosse inspecionada.
A abordagem aconteceu em águas israelenses, cinco dias depois de nove ativistas turcos terem sido mortos num ataque do exército israelense a uma frota carregando ajuda humanitária à Faixa de Gaza. As informações são da Associated Press.