A ex-ministra da Educação Blanca Ovelar lidera uma acirrada disputa pela candidatura presidencial do governista Partido Colorado no Paraguai. Com 92% dos votos apurados, Ovelar liderava a primária com 45,26% dos votos. O ex-vice-presidente Luis Castiglioni vinha logo atrás com 44,18% dos sufrágios depositados nas primárias realizadas ontem. Outros dois aspirantes dividiam o restante dos votos.
Oscar Latorre, um dirigente colorado, observou que os resultados parciais não são definitivos e que as cifras definitivas deverão ser conhecidas somente na quarta-feira. Qualquer que seja o candidato, o Partido Colorado terá de se defrontar com o ex-bispo Fernando Lugo (esquerda) e com o ex-general Lino César Oviedo (centro) nas eleições gerais de abril. As eleições presidenciais estão marcadas para o ano que vem.
O Partido Colorado governa o Paraguai ininterruptamente desde 1947. A agremiação é alvo de descontentamento dos eleitores porque problemas econômicos crônicos, a corrupção e a pobreza obrigam milhares de paraguaios a procurarem empregos no exterior.
Ovelar e Castiglioni manifestavam hoje confiança na vitória. Caso a vantagem de Ovelar se confirme, ficará aberta a possibilidade de uma terceira mulher eleita presidente na América do Sul. Argentina e Chile são governados atualmente por mulheres e Ovelar, aliada do presidente Nicanor Duarte, disse que deseja ser a terceira presidente no Cone Sul.