Ex-chanceler de Saddam diz que Obama é hipócrita

O ex-vice-primeiro-ministro e ex-chanceler do Iraque, Tariq Aziz, disse que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é um “hipócrita” e que os EUA e a Grã-Bretanha “deixaram o Iraque aos lobos”. Aziz deu as declarações em entrevista exclusiva ao jornal britânico The Guardian, que publicou o conteúdo na internet.

Aziz, que era um dos mais próximos conselheiros do presidente do Iraque, Saddam Hussein (1937-2006), foi também chanceler do Iraque entre 1983 e 1991. Preso em 2003 após a invasão norte-americana do país, essa foi a primeira entrevista concedida por Aziz desde então.

“Nós somos todos vítimas da América e da Grã-Bretanha”, disse Aziz. Segundo ele, a retirada precipitada das tropas de combate norte-americanas, num momento em que ocorre o aumento da violência no país, provocará a “morte” do Iraque.

“Por 30 anos Saddam Hussein construiu o Iraque e agora está tudo destruído”, disse. “Existe mais fome, existem mais doenças que antes, as pessoas não têm mais serviços”, completou. “Eu me senti encorajado quando (Obama) foi eleito, porque pensei que ele iria corrigir alguns erros de Bush”, afirmou.

Aziz, atualmente encarcerado numa prisão perto de Bagdá, evitou criticar Saddam e o regime do qual foi uma das lideranças por mais de 20 anos. Na época, o Iraque atacou o Irã (em 1980), iniciando uma guerra que durou oito anos e dizimou centenas de milhares de vidas, e em seguida invadiu o Kuwait, no final de 1990 (Guerra do Golfo). “Guerras são guerras, existem razões para elas”, justificou. “Saddam não mentiu e não distorcia os fatos”, completou Aziz, que cumpre sentença de 15 anos de prisão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo