O presidente da Bolívia, Evo Morales, realiza nesta quarta-feira (21) uma visita oficial a Havana, onde irá se reunir com o presidente cubano, Raúl Castro, anunciou o governo em uma nota publicada na imprensa local cubana.
"O companheiro Evo Morales Ayma, Presidente da República da Bolívia, chegará na tarde de quarta a Havana, em visita de trabalho", explicou o texto, divulgado pelo jornal Granma e no primeiro noticiário do dia na televisão.
"Essa nova visita do mandatário boliviano é uma expressão dos laços permanentes de solidaridade e fraternidade existentes entre os governos e povos de Cuba e Bolívia", explicou. Morales se reunirá "com o General do Exército Raúl Castro Ruz, Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba" durante uma estada "breve" no país.
A Bolívia integra junto com Cuba, Venezuela e Nicarágua a Alternativa Bolivariana das Américas (Alba), uma entidade fundada em 2004 pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o então mandatário cubano, Fidel Castro.
O governo de Morales enfrenta em seu país um forte movimento opositor: as autoridades departamentais (estaduais) buscam aplicar sistemas autonômicos que o presidente qualifica como separatistas.