O presidente boliviano, Evo Morales, negou ser partidário de “romper relações com qualquer um”, ao comentar a reunião que terá em breve com o secretário de Estado norte-americano para Assuntos Hemisféricos, Thomas Shannon.
De acordo com a Agência Boliviana de Notícias, o governo vai reiterar suas críticas à ingerência dos Estados Unidos durante a reunião. Morales declarou também que se Shannon pretende visitar a região do Chapare, um dos principais centros de plantio de coca do país, deve agendá-la previamente com seu governo.
O presidente Morales deveria se reunir nesta segunda-feira (21) com Thomas Shannon, mas o encontro foi adiado,devido a problemas com conexões de vôos, que impediram o norte-americano de chegar a tempo.
A previsão era de que Shannon se reunisse também com o ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca, e o ministro de Governo, Alfredo Rada, com quem discutiria temas relativos à luta contra o narcotráfico.
Shannon adiantara que visitaria hoje o Chapare, onde se reuniria com autoridades municipais e policiais. As federações de produtores de coca expulsaram da região, no mês passado, todos os projetos de desenvolvimento financiados pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).