EUA reforçam revista de passageiros em aeroportos

Passageiros que viajam para os Estados Unidos provenientes da Nigéria, Iêmen e outros “países de interesse” passarão por revistas mais rigorosas, incluindo a passagem por máquinas e revistas manuais, informou no domingo a Administração de Segurança em Transporte (TSA, na sigla em inglês).

A medida entrou em vigor hoje, mas todos os passageiros com destino aos Estados Unidos podem passar por essas revistas. Os aeroportos também receberam instruções para aumentar as verificação de passageiros que tenham atitudes suspeitas.

Além disso, qualquer um proveniente ou viajando para países considerados patrocinadores do terrorismo – bem como “outros países de interesse” – também serão submetidos às novas regras de segurança.

A TSA disse que essas técnicas incluem revistas manuais de corpo inteiro, verificação da bagagem de mão, passagem por máquinas de escaneamento e verificação de existência de explosivos.

O Departamento de Estado lista Cuba, Irã, Sudão e Síria como Estados que patrocinam o terrorismo. Outros passageiros que serão revistados mais rigorosamente são os em viagem para ou provenientes do Afeganistão, Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália e Iêmen.

Umar Farouk Abdulmutallab, o nigeriano acusado de tentar explodir um artefato a bordo de um avião da Northwest Airlines no Natal, disse a investigadores norte-americanos que recebeu treinamento e instruções de integrantes da Al-Qaeda no Iêmen. A TSA disse que sua capacidade de colocar em prática as novas medidas de segurança é “o resultado da extraordinária cooperação com nossos parceiros globais de aviação”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo