EUA: promotores acusam 2 iemenitas de aliciar cidadão americano no Paquistão

A Justiça dos Estados Unidos deve ouvir até o final da semana dois iemenitas treinados pela Al-Qaeda e acusados aliciar um norte-americano para a organização. Bryant Neil Vinas, que morava em Long Island, planejou um ataque a um dos entroncamentos ferroviários mais movimentados do país. Ele foi preso em 2009, e o ataque nunca aconteceu.

Segundo os promotores, Saddiq Al-Abbadi e Ali Alvi foram capturados na Arábia Saudita e trazidos aos EUA para serem julgados por conspirar a morte de norte-americanos. Alvi, de 30 anos, deve ser ouvido pela corte nesta terça-feira, enquanto Al-Abbadi, de 36 anos, tem audiência programada para domingo.

Documentos da Justiça argumentam que os dois viajaram ao Paquistão em 2008 para receber treinamento da Al-Qaeda antes de combater forças norte-americanas no Afeganistão. Uma vez lá, eles conheceram e aliciaram Vinas e o ajudaram a se filiar ao grupo terrorista.

“Vinas desenvolveu um plano sob supervisão da Al-Qaeda para conduzir um ataque à linha de trem de Long Island, em Nova York”, dizem os documentos. Capturado, o norte-americano confessou sua culpa e prometeu cooperar com as autoridades. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo