O chefe de gabinete do governo dos Estados Unidos, William Daley, afirmou hoje que a administração do presidente Barack Obama está avaliando as reservas estratégicas de petróleo do país em busca de opções para lidar com a elevação dos preços da gasolina.

continua após a publicidade

O preço do barril de petróleo superou US$ 100 recentemente e a gasolina custa em média US$ 3,50 por galão (3,79 litros) nos Estados Unidos. O principal motivo para o salto dos preços são os conflitos políticos em países do Oriente Médio, grandes produtores de petróleo, especialmente na Líbia.

William Daley disse à rede de TV NBC que todas as opções estão sendo consideradas para dar uma resposta de curto prazo à alta do petróleo. Algumas vezes, o governo utiliza a Reserva Estratégica de Petróleo para estabilizar os preços. O estoque de emergência contém 727 milhões de barris de petróleo. Daley declarou que as autoridades estão preocupadas com o impacto que os preços do petróleo podem provocar numa economia ainda frágil e em recuperação da crise. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade