EUA podem negociar com liderança iraniana

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste sábado, durante conferência internacional de segurança, na Alemanha, que ainda há tempo para a diplomacia resolver tensões causadas pelo programa nuclear do Irã e reiterou a oferta de conversar com lideranças iranianas “sérias”.

Biden, no entanto, se mostrou cético em relação à disposição do Irã de iniciar um diálogo franco. Segundo ele, os iranianos têm a opção de manter o conflito ou de buscar uma solução diplomática para a questão.

“Todos sabemos o caminho que os iranianos escolheram”, disse Biden na conferência, em Munique. “Nossa política não é de repressão, mas sim de evitar que o Irã obtenha uma arma nuclear. Ainda dá tempo de as negociações serem bem-sucedidas. A bola está de volta na quadra do governo de Teerã”, acrescentou.

A nova oferta de Biden veio dias depois de o Irã anunciar planos de ampliar o enriquecimento de urânio com o intuito, segundo teme o Ocidente, de desenvolver armas nucleares. Teerã alega que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo