Uma mudança na estratégia dos Estados Unidos no Afeganistão pode mudar durante o governo do presidente Donald Trump. Segundo fontes citadas pelo jornal Washington Post, um plano de assessores militares e de política externa da Casa Branca, que ainda precisa da aprovação de Trump, pede a expansão do papel militar dos EUA como parte de um esforço mais amplo para pressionar o grupo terrorista Taleban.

continua após a publicidade

De acordo com a publicação, a nova estratégia, que tem o apoio de importantes figuras do gabinete de Trump, autorizaria o Pentágono a estabelecer o número de tropas americanas no Afeganistão e a dar aos militares uma autoridade muito mais ampla para realizar ataques aéreos contra militantes do Taleban. Além disso, essa nova estratégia anularia restrições do governo Obama que limitam a mobilidade das Forças Armadas americanas no campo de batalha.

continua após a publicidade

Ainda não está claro se Trump irá autorizar uma expansão do papel dos EUA no Afeganistão, de acordo com o Washington Post. Enquanto candidato, o republicano expressou ceticismo sobre permitir que tropas americanas fiquem focadas em conflitos estrangeiros, mas o presidente também expressou o desejo de ser duro contra o terrorismo.