O subsecretário de Estado dos Estados Unidos para Controle de Armas, John Rood, pediu nesta quarta-feira (4) ao Irã que aceite um revisado pacote de incentivos para que o país interrompa suas atividades nucleares. Alguns países temem que Teerã busque produzir armamentos nucleares. Segundo Rood, Washington e Pequim concordaram que o novo pacote deve ser apresentado a Teerã em um encontro de altos diplomatas dos seis países envolvidos no tema. Ele não deu detalhes sobre os incentivos.

continua após a publicidade

Rood afirmou que o Irã segue sem cooperar com os inspetores internacionais, além de não responder questões sobre suas atividades para produção de armas. Além disso, o país se nega a interromper o enriquecimento de urânio – esse processo pode ser usado tanto para a produção de energia quanto de armas. Teerã alega que tem apenas fins pacíficos.

O Irã já foi alvo de três rodadas relativamente leves de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas por causa de sua recusa de interromper o enriquecimento de urânio. Apesar de o país já ter dado indicações de que não aceitará a nova oferta, o ministro de Relações Exteriores Manouchehr Mottaki disse na semana passada que estava ansioso para receber o documento. O governo iraniano planeja divulgar uma comparação entre esse texto e a proposta do próprio Irã sobre o tema.

continua após a publicidade