A Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos prendeu 30 pessoas tentando entrar ilegalmente nos país através de um túnel de contrabando que atravessa a fronteira com o México, ao sul de San Diego.

continua após a publicidade

Os agentes da fronteira encontraram o túnel após a prisão dos migrantes, dos quais 23 eram da China, perto de uma linha de cerca não muito longe da passagem da fronteira de Otay Mesa, neste sábado, 26.

continua após a publicidade

Embora os túneis subterrâneos sejam uma descoberta relativamente rotineira – os agentes encontraram mais de 200 cruzamentos desse tipo desde 1990 – a maioria é usada para o tráfico de drogas.

continua após a publicidade

A abertura do túnel um buraco não muito extenso feito no chão com uma escada dentro. Segundo a Patrulha da Fronteira, os investigadores acreditam que o túnel pode ser uma extensão de uma passagem inacabada descoberta e apreendida pelas autoridades mexicanas.

A descoberta de sábado sugere que contrabandistas humanos e aspirantes a imigrantes estão mudando suas táticas para tentar levar as pessoas à fronteira.

Contrabandistas também foram capturados recentemente escondendo migrantes na carroceria de um caminhão no Texas. Em julho, 10 migrantes morreram na carroceria. Oito foram encontrados mortos no local e mais dois morreram mais tarde.

Outro ponto que chamou atenção foi a origem dos migrantes presos ontem. Historicamente, a maioria dos entrantes ilegais era composta por mexicanos, embora nos últimos anos o número de centro-americanos capturados atravessando a fronteira ultrapassasse os do México. E nos últimos anos, migrantes de todo o mundo vêm aparecendo na fronteira dos EUA em números crescentes.

Durante o ano de 2015, os agentes da Patrulha da Fronteira detiveram mais de 8 mil pessoas da Índia, China, Romênia, Bangladesh e Nepal. A China e a Índia estão entre os 10 países com mais cidadãos presos pelas autoridades norte-americanas na fronteira nos últimos anos.

O presidente Donald Trump fez da segurança da fronteira e da repressão à imigração ilegal uma prioridade de sua administração. As prisões de pessoas que tentavam atravessar ilegalmente a fronteira caiu nos meses imediatamente após Trump assumir o cargo em janeiro, e ele determinou a contratação de 5 mil novos agentes da fronteira e a construção de um muro ao longo da fronteira mexicana.

Os críticos dos planos de Trump argumentam que um muro de fronteira seria um desperdício de dinheiro e os contrabandistas simplesmente passarão pela barreira.

O túnel encontrado no sábado correu sob dois conjuntos de cercas que existem há mais de uma década, com a abertura feita logo atrás desta linha de separação das fronteiras, de acordo com a Patrulha. Fonte: Dow Jones Newswires.