A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton disse hoje que vai levar equipamentos de comunicação ao Chile para ajudar o país a lidar com as consequências do grande terremoto que devastou sua segunda maior cidade.

continua após a publicidade

Hillary, que vai viajar para Santiago amanhã, disse aos jornalistas que ela e o presidente Barack Obama conversaram por telefone com a presidente chilena Michelle Bachelet para oferecer ajuda dos Estados Unidos. “Eles pediram equipamentos de comunicação, alguns dos quais estou levando em nosso avião”, disse Hillary.

Ela disse que os Estados Unidos também colocaram equipes de busca e resgate de prontidão para possível viagem ao Chile, que no sábado foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter na região próxima a Concepción, cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago.

O tremor causou muitos danos, prejudicando o fornecimento de eletricidade e o funcionamento das comunicações na cidade de 500 mil habitantes.

continua após a publicidade

Hillary disse que as necessidades adicionais do Chile serão melhor avaliadas quando ela visitar Santiago. Hoje ela está em Montevidéu para a posse do presidente José Mujica, um ex-integrante da guerrilha esquerdista Tupamaros. As informações são da Dow Jones.