EUA: Kerry se mostra confiante sobre acordo iraniano na chegada à reunião do G-7

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se mostrou otimista sobre o acordo nuclear com o Irã na chegada ao segundo dia da reunião dos ministros de Relações Exteriores do G-7, o grupo das sete nações mais ricas do mundo.

“Estamos confiantes de nossa capacidade de chegar a um acordo e tornar o mundo mais seguro”, disse o secretário de Estado.

Kerry não conseguiu chegar a tempo do primeiro dia do encontro, pois ficou nos Estados Unidos tentando impedir, em vão, que senadores dos partidos Democrata e Republicano entrassem em acordo sobre uma medida que daria ao Congresso o direito de rejeitar o acordo com Teerã.

A atual reunião do G-7 é marcada pela discussão de várias questões geopolíticas, como a crise ucraniana e no Iêmen, além do acordo iraniano. O anfitrião do encontro, ministro Frank-Walter Steinmeier, elogiou nesta quarta-feira a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas de vetar o fornecimento de armas iranianas ao grupo rebelde iemenita Houthis.

“Eu saúdo a decisão do Conselho de Segurança sobre o Houthis, um dos causadores do atual conflito”, ele disse. “Quero enfatizar que isto foi possível apenas com a ajuda construtiva da China e da Rússia.”

O conflito no Iêmen se intensificou nas últimas semanas, elevando temores de que a instabilidade na região possa se espalhar para outras regiões do Oriente Médio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo