O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, revelou nesta segunda-feira que os oito países temporariamente isentos das sanções a indústria de petróleo do Irã que voltaram a vigorar hoje são China, Índia, Itália, Japão, Coreia do Sul, Grécia, Turquia e Taiwan.

continua após a publicidade

“Decidimos emitir isenções temporárias a um punhado de países, em responsabilidade com circunstâncias específicas e para assegurar um mercado de petróleo bem suprido”, declarou o nº 1 das relações exteriores americanas. “Cada um desses países já demonstrou redução significativa das importações de petróleo do Irã ao longo dos últimos seis meses e dois desses oito já encerraram completamente a compra de petróleo iraniano.”

continua após a publicidade

Segundo Pompeo, Washington dará seguimento a negociações para levar todas as nações “a zero” nas importações da commodity.

continua após a publicidade

Ele alegou que mais de 20 países importadores zeraram suas compras de petróleo do Irã, “tirando um milhão de barris por dia do mercado”. “O regime [iraniano], desde maio até hoje, perdeu mais de US$ 2,5 bilhões em receita de petróleo”, afirmou.