Os Estados Unidos irão enviar tanques, artilharia pesada e outros equipamentos militares para seis países do leste europeu na tentativa de reforçar sua segurança e impedir que a Rússia cometa algum ataque, informou Ash Carter, Secretário de Defesa norte-americano.

continua após a publicidade

O equipamento, que inclui um total de 250 tanques, veículos de combate Bradley e morteiros automotores que irão compor uma brigada de combate de mais de 5 mil soldados, será enviado para locais temporários na Bulgária, Estônia, Lituânia, Polônia e Romênia, divulgou Carter, ao lado de líderes da Estônia, Lituânia e Letônia.

“As forças rotacionais dos EUA precisam participar de maneira mais fácil e rápida dos treinamentos e exercícios na Europa”, disse Carter para repórteres.

A esperada ação dos Estados Unidos não irá colocar tropas nestas bases, apenas os equipamentos, apesar de Estônia, Letônia e Lituânia terem requerido especificamente que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) o fizesse. A distribuição dos equipamentos nessa região ajuda a demonstrar o interesse norte-americano na região desde que a Rússia anexou a Crimeia no ano passado. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade